É preciso estar presente em todos os lugares. Quantas vezes você pesquisou ou clicou em um item na internet. E posteriormente a isso, foi inúmeras vezes impactado com propagandas daquele produto? Abriu uma rede social e lá estava outro anuncio daquele produto. Dias depois recebe um e-mail com um super desconto. Sabe o que é isso?
É uma empresa com um produto ou serviço que usa a estratégia 360° de Marketing Digital. Que consiste em comunicar clientes todos os pontos possíveis de contato. E isso transcende o digital, por exemplo, em um lançamento de um empreendimento imobiliário é comum utilizar panfletos para divulgá-lo na região. Utilizando o marketing 360° é possível usar essa ação e convidar o cliente para alguma ação no digital, assim a panfletagem passa a integrar a estratégia. O que pode ser repetido em ações de propagandas televisivas, anúncios nos relógios de rua, pontos de vendas e redes socias. Qualquer lugar é possível comunicar, basta ter a estratégia bem desenhada.
Para aplicar essa estratégia o primeiro passo e ter definido qual é a persona do seu negócio. E entender toda sua jornada para efetuar uma compra. Quais os canais de comunicação ele utiliza? Quais são suas dúvidas? Quais são os fatores decisivos na hora da compra? Quais são os aspectos que o influenciam?
Através dessas linhas bem definidas organizar toda a estratégia de marketing 360º utilizando SEO (que é a otimização dos motores de busca), website moderno e responsivo, com conteúdo desenvolvido pensando em solucionar o problema do cliente, utilizar o blog com materiais ricos que irão colaborar para o entendimento dos leitores sobre o mercado que o negócio ocupa, utilizar campanhas de e-mail marketing com a base de clientes já existentes e utilizar meios como e-book, mídias sociais e landing pages para prospectar novos contatos.
O importante é o planejamento e saber que tudo que comunica pode ser digital, basta integrá-lo nas ações!
Como começar? Pense que o próprio nome já diz: Marketing 360° – todas as ações devem dialogar-se. Pense no site como o núcleo, o endereço principal no seu negócio, ele precisa estar otimizado e com o SEO bem alinhado. Gestão da sua marca (negócio ou serviço) precisa ter identidade e um jeito próprio de comunicar. Base de clientes já existente, com e-mail marketing bem definidos e que agreguem valor a experiência do destinatário. Redes Sociais configuradas da maneira que possa melhor extrair a característica de relacionamento que cada uma passa. Utilizar conteúdo especifico para cada rede social e como sua tribo prefere receber informação. E utilizar os anúncios pagos nos motores de busca, com o trabalho diário de otimizar as buscas orgânicas para ser um site recomendado.
O que fazer primeiro? Começar, bora lá!